Informações do Produto
Os óleos cítricos são óleos essenciais oriundos de frutas cítricas. O Limoeiro é uma árvore perene pequena, crescendo até 6 metros de altura, com folhas ovais serrilhadas e flores muito perfumadas. O óleo essencial tem uma coloração amarelo-esverdeada clara com um refrescante odor cítrico acentuado. O Limão é amplamente considerado uma panaceia para os problemas infecciosos pois a fruta contém níveis elevados das vitaminas A, B e C. O Limão protege e estimula os sistemas do corpo e anima as emoções.
O Óleo Essencial de Limão Siciliano refresca, revigora, melhora a elasticidade e livra o couro cabeludo de resíduos. É especialmente benéfico para cabelos oleosos. Ativa a concentração e alivia o cansaço mental. Possui efeito antidepressivo.
PROPRIEDADES PRINCIPAIS:
- Antianêmico,
- antisséptico,
- antimicrobiano,
- antirreumático,
- antiespasmódico,
- adstringente,
- bactericida,
- carminativo,
- cicatrizante,
- depurativo,
- diurético,
- antitérmico,
- hemostático,
- hipotensivo,
- inseticida,
- rubefaciente e tonificante,
- estimulando também os leucócitos (a produção dos glóbulos brancos do sangue).
INDICAÇÕES PRINCIPAIS:
No Japão, o óleo essencial de limão é usado em difusores de escritórios e fábricas, pois se acredita que aumenta a concentração e a capacidade de memorização. Pesquisas comprovam que o aroma de limão é relaxante, o que aumenta a concentração. Como se considera que o limão estimula a mente enquanto acalma as emoções, inalar a essência pode auxiliar na tomada de decisões.
- PROBLEMAS DE PELE: Pele oleosa, cortes e furúnculos - Antisséptica e adstringente, com excelentes propriedades purificadoras.
- SISTEMA CIRCULATÓRIO: Má circulação, baixa imunidade, gripes, resfriados e infecções - Bom para o tratamento de varizes e para baixar a pressão alta. Pode ser útil também para o reumatismo.
- SISTEMA DIGESTIVO: Dispepsia, inchaço e congestão hepática - Melhora o funcionamento do sistema digestivo.
- SISTEMA RESPIRATÓRIO: Asma, bronquite, catarro e dor de garganta - Antisséptica, de modo que é útil para as infecções respiratórias, especialmente se usado desde o início.
- SISTEMA NERVOSO: Fadiga mental e preocupação - Ajuda a melhorar a concentração, melhora a disposição de ânimo e desanuvia a mente.
De forma semelhante estes efeitos foram notados por dentistas com o uso do óleo de laranja em salas de espera de seus consultórios. Os óleos de laranja, tangerina, mandarina e grapefruit, também estimulam a alegria e diminuem a depressão.
RECOMENDAÇÕES DE USO:
Evitar seu uso puro sobre a pele seguido de um contato direto com o sol, pois pode ocasionar manchas (fototóxico).
- DL50: Oral acima de 5g/kg em ratos (Tisserand, 1995)
- Inalações: 6 a 15 gotas em difusor 3 vezes ao dia;
- Uso tópico local: diluído de 1 a 3%
- Uso em massagens: 2 a 3%
- Uso interno: 3 a 4 gotas (3x ao dia. ) .