- País de Origem USA
- CAS 8000-28-0
- Nome Científico Lavandula angustifolia
- Cor e Cheiro Amarelo palha a amarelo pálido / Característico
- As lavandas (populamente conhecidas como alfazemas) são plantas do gênero Lavandula, filo Magnoliophyta, da família Lamiaceae. São pequenos arbustos, perenes, incluindo também as anuais e os subarbustos.
As lavandas crescem em jardins. Suas flores são usadas para arranjos florais secos. As flores púrpuras e os brotos, de fragrância suave, são utilizados em potpourris. Secados e embalados em pequenos saquinhos de tecido de algodão são utilizados para serem colocados entre as roupas do armário para dar-lhes uma fragrância fresca e agradadável, e também para impedir a presença de insetos e parasitas.Este é um óleo de lavanda natural onde a porcentagem 40/42 indica o teor de ésteres (acetato de linalila e acetato de lavandulila) no óleo. Geralmente os clientes procuram óleos com alto teor de ésteres. A concentração de ésteres pode ser aumentada através de uma destilação fracionada (retificação) ou mistura de óleos com diferentes teores de ésteres.
Um óleo que atua acalmando a agitação, útil em problemas de insônia e histerismo. Empregado em queimaduras, stress, insolação, como citofilático e regenerador celular e para dar a sensação de liberdade. Calmante e paz.
O óleo essencial de Lavanda é largamente utilizado como calmante e relaxante. Um dos poucos óleos que pde ser aplicado puro na pele. Também pode ser utilizado como anti-inflamatório, em machucados e espinhas.
INDICAÇÕES: Sem dúvida, um dos óleos essenciais mais versáteis e úteis. Existem diversas formas de usar os óleos essenciais: em cremes, óleos corporais, massagem, banhos, compressas, escalda-pés, argilas, inalações, etc. Em aromatizadores ambiente, de porcelana, difusor elétrico ou aromatizador pessoal (colar).
- Excelente para refrescar músculos cansados, pés e cabeça.
- Também utilizado contra queimaduras, possuindo propriedades antissépticas, ansiolítico.
- Calmante e relaxante para a mente.
A quantidade de gotas varia conforme o modo de uso. Em caso de dúvidas, procure a orientação de um profissional qualificado.
- Inalações: 6 a 15 gotas em difusor 3 vezes ao dia;
- Uso tópico local: puro ou diluído a partir de 3%
- Uso em massagens: 2 a 3%
- Toxidade e recomendações: Normalmente um óleo essencial bem seguro. No caso da lavanda spike, estoeca e do lavandim, seria bom evitar em epilépticos devido ao teor em cânfora do óleo.
- Oral: Lavanda spike e estoeca: entre 2-5g/kg (Tisserand, 1995).
- Lavandim, lavanda comum e fina: acima de 5g/kg (Tis., 1995).
Descrição Geral